O salmão transgênico teve sua comercialização iniciada no Canadá, pela empresa AquaBounty, a qual pretende estender suas vendas para os EUA (nesse país, o consumo de salmão transgenico não é aprovado).
![]() |
http://www.clmais.com.br/negocios/view/5949/salm%C3%A3o-transg%C3 %AAnico-fica-mais-perto-de-aprova%C3%A7%C3%A3o-nos-eua |
Para a produção de um salmão modificado, usa-se o gene de um salmão-rei e de uma enguia (peixe parecido com uma cobra). O gene desses dois marinhos aceleram o processo de crescimento do salmão transgênico, fazendo com que ele atinja o tamanho ideal para comercialização em metade do tempo que um salmão comum necessitaria. O gene do Salmão-rei é responsável pela expressão do crescimento, enquanto o da enguia acelera a ação do primeiro.
A agência estadunidense FDA Food and Drug Administration anunciou que o salmão geneticamente modificado, da empresa AquaBounty, não causa nenhum dano significativo no ambiente, se tomadas as medidas certas para sua criação. Cas contrário, se um salmão transgênico, que é criado em tanques separados do mar, entrar novamente em contato com seu habitat natural, este poderá se reproduzir e levar sua espécia natural para a extinção.
Por outro lado, o cultivo deste salmão pode aumentar a produtividade, e os gastos com estrutura para produzi-lo é menor, uma vez que é criado e controlado em cativeiro. O impacto na saúde humana, segundo provações da AcquaBounty, são inexistentes. Já os ativistas dizem que esse peixe apresenta 40%a mais de hormônio, que pode aumentar o risco de doenças em quem ingeri-lo.
O salmão transgênico propiciou uma discussão acalorada entre cientistas, ambientalistas e empresários: basta agora saber quem leva a melhor, e investigar se este melhor se aplica também aos consumidores.
Referências:
http://revistagloborural.
http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2013/11/canada-e-o-primeiro-governo-aprovar-tecnologia-do-bsalmao-transgenicob.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário